20/11 – Cartão de Memória – Clemente – ‘Vais Partir’

Clemente, é um cantor português que nasceu a 25 de Maio de 1955 no bairro do Tróino, em Setúbal. Começou por fazer parte do Grupo Antecipação, que lançou um disco em 1972.

O seu primeiro trabalho a solo, lançado em 1973, foi um EP para a editora Rapsódia no Porto com quatro versões: “Céu” (“Ciel” de Gil Chazal), “Hello, Amor” (“Hello, my love” de Theo Van Es), “Meu Bom Jesus” (versão de “Petit Jesus” de J. Renard e Claude François) e “Escuta-me” (“Escuchame” de T. Martinez).

De 1973 a 1979 edita anualmente um disco geralmente com versões, incluindo a versão portuguesa das canções vencedoras do Festival da Eurovisão, tendo feito a primeira incursão pela música tradicional portuguesa em 1978 com o LP “Cantigas Que o Povo Fez”.

Em 1980 obtém um dos seus maiores sucessos com “Vais Partir”, com que recebe Prata, Ouro e Platina.

Durante a sua já longa carreira, recheada de inúmeros sucessos, Clemente é certamente dos nomes mais respeitados e aplaudidos do panorama musical português, o que o obriga a constantes actuações em território nacional e a viajar frequentemente pelo mundo para cantar para os nossos compatriotas.