Alerta para notas falsas de 50 euros

Sabe que aumentou nesta quadra natalícia o risco de passagem de notas falsas de 50 euros? A PSP está a alertar os cidadãos.

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto divulgou, na passada semana, através de nota de imprensa, a detenção de dois homens por suspeita da prática do crime de passagem de moeda falsa.

Os casos em apreço, bem como em outras situações posteriormente reportadas à polícia, envolvem um número já significativo de notas falsas/contrafeitas, com o valor nominal de 50 Euros. 

«Considerando a azáfama caraterística da época festiva que se aproxima, a Polícia de Segurança Pública aconselha a adoção de cuidados redobrados de verificação e reconhecimento da autenticidade das notas.

Desta forma, sugerimos que sejam seguidas as indicações do Banco de Portugal, nomeadamente: conferir os vários elementos de segurança existentes nas notas, seguindo a metodologia – Tocar / Observar / Inclinar (não se basear apenas num deles); comparar com uma nota que se saiba ser verdadeira, procurando diferenças e nunca semelhanças; no caso de se receber uma nota suspeita de ser falsa ou contrafeita, reter todos os dados relativos à pessoa que a entregou, assim como as circunstâncias em que a transmissão ocorreu e contactar de imediato as autoridades policiais; em nenhuma situação deverá tentar passar a terceiros uma nota que saiba ou suspeite ser falsa/contrafeita, uma vez que tal ato configura crime previsto e punido no Código Penal».

Para mais informações úteis pode consultar https://www.bportugal.pt/notas-contrafacao