Notícias 03/09/2018

Esta 2ª feira, dia 3, destacamos nas Notícias:

|| O Maia Welcome Center vai receber, de 8 a 30 deste mês, a exposição fotográfica ‘CEM – Momentos Equestres’ da autoria do Centro Equestre da Maia.

O Centro Equestre da Maia (CEM), é uma Associação Desportiva sem Fins Lucrativos, constituída em 28 de outubro de 1999, e é a entidade gestora do Hipódromo Municipal da Maia.

O CEM tem como principal objetivo incrementar a modalidade desportiva equestre no Concelho da Maia, promovendo-a através dos saltos de obstáculos, atrelagem, equitação nas várias vertentes, e nas corridas de cavalos a galope e trote atrelado.

A modalidade pela qual o CEM, se destaca, a nível nacional, é na organização de corridas de cavalos de galope e trote atrelado, sendo no Hipódromo Municipal da Maia que se realiza o maior número de corridas por época, a nível nacional, sendo aqui, também, onde se realiza o Grande Prémio de Portugal.

Esta exposição retrata alguns momentos da atividade do CEM no Hipódromo Municipal da Maia, e integra o Programa do Fim-de-Semana Equestre, no Hipódromo Municipal da Maia, que inclui uma Poule de Obstáculos no dia 8 às 9h30, e encerra com o Grande Prémio de Portugal de Trote e Galope no dia 9 às 15 horas.

| A maioria das autarquias do Grande Porto recusa a transferência de competências do Estado em 2019, das 17 câmaras da Área Metropolitana do Porto, 12 estão contra.

O Governo prorrogou o prazo de 15 de setembro para os municípios comunicarem à Direção Geral das Autarquias Locais a rejeição das novas atribuições. Mas as câmaras não querem arriscar dificuldades jurídicas e preferem cumprir a data inicial.

Porto, Gaia, Matosinhos, Valongo, Espinho, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Trofa, Feira, Vale de Cambra e Paredes – todas rejeitaram as tarefas que a administração central lhes queria atribuir. A estas autarquias juntam-se outras do Norte (Braga e Boticas) e mais algumas da Grande Lisboa (Palmela, Mafra, Setúbal, Sesimbra e Moita). Odivelas, Montijo e Oeiras admitem fazer o mesmo.

|| Esta e outras notícias também em Maia Primeira Mão