Faixa Atual

Título

Artista

Concurso da 3.ª fase da Variante à EN14 entre Maia e Trofa lançado para a semana

Escrito por em Setembro 24, 2020

O concurso da terceira fase da Variante à Estrada Nacional (EN) 14 vai ser lançado na próxima semana e tem um custo previsto de 32 milhões de euros, disse esta quarta-feira à agência Lusa o presidente da Câmara da Trofa.

A empreitada que ligará a Maia até ao interface rodoferroviário da Trofa deverá iniciar-se no verão de 2021, acrescentou Sérgio Humberto.

O presidente da Câmara da Maia também já anunciou que obteve a confirmação pelo secretário de Estado das Infraestruturas.

António Silva Tiago congratula-se com a notícia: “a conclusão da variante, numa extensão de cerca de 10 quilómetros, é uma excelente notícia, uma vez que as condições atuais constituem um estrangulamento para a economia local e um grande constrangimento na circulação das pessoas”.

O presidente do Município da Maia sublinha que “o avanço do novo troço acontecerá após a conclusão do que está a ser construído e que deverá abrir ao trânsito nos próximos tempos. Já está quase pronto, mas não será reaberto enquanto não for construído a passagem pedonal superior na Rua Serafim da Cruz”.

“É uma empreitada com um custo previsto de 32 milhões de euros, fora os terrenos, e que terá uma extensão de cerca de 10 quilómetros”, explicou Sérgio Humberto, que anunciou na sua página no Facebook a obra que faz ser um “dia memorável para a Trofa”.

E prosseguiu: “o concurso será lançado para a semana no Diário da República, após o que decorrerá um prazo médio entre oito a dez meses, pelo que entre julho e agosto de 2021 a obra estará no terreno”.

Apesar da alegria pela notícia que lhe chegou “do gabinete do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos”, Sérgio Humberto promete “comemorar só quando as máquinas estiverem no terreno”.

Explicando que a conclusão da variante vai tirar “muito trânsito pesado à EN 14, já de si saturada”, o autarca citou “estudos recentes da câmara” que “mostram que o tráfego supera os 600 veículos/hora”.

“Quando andávamos a falar de números na ordem dos 40 mil carros de tráfego médio diário, na verdade é superior, atingindo, em algumas áreas, os 50 mil. E desses, 20% são pesados”, declarou sobre “uma das estradas nacionais com maior tráfego no país”.
Uma vez pronta, disse, a “variante vai retirar muito desse trânsito à EN 14 e o nosso estudo aponta para números na ordem dos 50%”.

Por fim, Sérgio Humberto agradeceu também ao secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e aos seus colegas, presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, e presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, que considerou terem sido atores “incansáveis nesta causa que nos mobilizou em prol do desenvolvimento da nossa região Norte”.


Faixa Atual

Título

Artista