Este sábado há Queima do Judas em Vila do Conde, para assistir online.
Na sua 16ª edição, a organização preparou uma programação que transita da rua para as plataformas digitais Youtube, Facebook e Instagram e para as casas das famílias, numa edição comunitária inédita.
Com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, o espetáculo é uma produção da Nuvem Voadora – Associação Cultural.
No sábado de Aleluia, às 22h45, será transmitida uma recriação de uma radionovela, uma das grandes novidades desta edição, que envolve coletividades do concelho de Vila do Conde, atores e músicos, numa narrativa teatral sonora, em tom de sátira humorística, característica deste evento.
À meia-noite, como é tradição, é emitida a Queima e Leitura do Testemunho de Judas.
Também numa lógica colaborativa e comunitária, o testamento é resultado de contributos anónimos da população, através de textos e depoimentos, que servem de inspiração para o texto final.
A edição deste ano presta ainda homenagem ao poeta popular vilacondense Armando Ramalho, figura acarinhada da cidade, que deixou escritos espalhados por mesas de cafés.
Tendo em conta as regras de confinamento, as famílias são convidadas a criar flores-catavento e colocá-las na varanda como símbolo de renovação e de um novo ciclo, e são também desafiadas a criar o seu próprio “Judas no Quintal”, que podem partilhar através de fotografias e vídeos nas plataformas digitais.