Estatuto Editorial Jornal Trofa Lda.
ESTATUTO EDITORIAL DA RÁDIO NOAR
1 – A Rádio NoAr, é uma rádio generalista, dirigida ao concelho da Trofa e zonas limítrofes, assegurando um serviço de interesse público.
2 – A Rádio NoAr dá voz a todos e tudo o que seja do interesse da comunidade, promovendo o bem-estar da população que serve.
3 – A Rádio NoAr, orienta a sua actividade pelos direitos da declaração universal dos direitos do homem e no respeito pelos direitos, liberdades e garantias consignadas na Constituição da República.
4 – A Rádio NoAr, aposta numa relação transparente e independente com todos os poderes, assegurando o pluralismo informativo através do confronto e das diversas correntes de opinião e o rigor e isenção, quer na componente informativa, quer na programação em geral.
5 – A Rádio NoAr, compromete-se a observar os princípios da ética e deontologia profissionais designadamente através da recusa do sensacionalismo e a exploração das fragilidades humanas. Os dispositivos legais em vigor para o exercício da Radiodifusão e do jornalismo são incontornáveis por isso, respeitados.
6 – A Rádio NoAr, preocupa-se com o rigor da informação e com a qualidade dos programas de entretenimento que transmite.
7 – A informação resulta de um plano trabalho definido diariamente pela redacção de informação, estando isenta de qualquer motivação ideológica, política e económica.
8 – O jornalismo exercido pelos nossos profissionais rege-se:
– Pela sua autonomia face aos acontecimentos e seus protagonistas;
– Pela ausência de sensacionalismo nos factos relatados;
– Pela transparência no tratamento de toda a informação;
– Pelo respeito para com o público, visando deste modo o seu esclarecimento e a sua intervenção.
9 – A Rádio NoAr, aposta na diversidade, actualidade e seriedade da informação transmitida.
10 – A Rádio NoAr, não se deixa imiscuir por factos da vida privada que possam pôr em causa a sua reputação.
11 – A Rádio NoAr pugna pela credibilidade da informação tratada, não descurando a equidade na abordagem dos eventos.
12 – Toda a informação veiculada pela Rádio NoAr caracteriza-se pela sua imparcialidade, contudo, exige-se um espírito atento, crítico e um discernimento perante situações de injustiça social, humana, etc.
13 – A Rádio NoAr prima pelo respeito na abordagem dos acontecimentos e na defesa dos interesses dos cidadãos.
14 – A Rádio NoAr, produz emissões locais em que a componente criatividade é fundamental, no respeito, contudo, pelo conjunto de valores atrás defendidos e, em todas as circunstâncias, pelos interesses do auditório. Nesse sentido, a interactividade entre a estação e o ouvinte é uma resposta decisiva.
15 – A Rádio NoAr, defende e promove a língua e a cultura portuguesa. Contribuindo para a divulgação e reforço da identidade, tradições locais, anseios e valores intrínsecos entre todos os residentes na Trofa.