Faixa Atual

Título

Artista

Santo Tirso: Prémio Carreira é de Joaquim Fernandes

Escrito por em Março 25, 2024

O Prémio Carreira da Gala de Desporto de Santo Tirso foi para Joaquim Fernandes, o mais conceituado árbitro português da Federação Mundial de Karaté, fundador do Karaté Shotokan de Vila das Aves e treinador de vários campeões nacionais e internacionais da modalidade.

A Câmara Municipal de Santo Tirso distinguiu, na última sexta-feira à noite, cerca de 120 atletas do concelho que se notabilizaram na época desportiva de 2022/2023, no decorrer da terceira edição da Gala do Desporto.

Ao longo de cerca de duas horas, desfilaram pelo palco montado no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso atletas, treinadores e dirigentes de clubes e associações desportivas do concelho, numa cerimónia presenciada por centenas de convidados e muito público.

Segundo o presidente da Câmara, Alberto Costa, “a Gala do Desporto foi criada com o objetivo de prestar uma justa homenagem a todos aqueles que, com o seu esforço, talento e dedicação se destacaram nas suas modalidades, servindo, igualmente, como um incentivo não só para eles, mas também para todos os outros que ainda não atingiram os mais altos níveis de desempenho”.

“Nesta Gala nota-se, ano após ano, que Santo Tirso é um município cada vez mais eclético em termos de modalidades desportivas e isso deve-se, em grande parte, à estratégia de apoio da Câmara Municipal, que procura tratar todos por igual”, acrescentou.

Alberto Costa sublinhou, a propósito, que o ano de 2024 regista o maior apoio financeiro de sempre da Câmara Municipal aos clubes e associações desportivas do concelho, graças à criação do Regulamento de Apoio ao Associativo Desportivo, aprovado no final de 2023.

“Este ano, o apoio do Município ao abrigo dos contratos-programa supera, pela primeira vez, um milhão de euros, visando financiar de forma transversal todas as modalidades”, realçou.

O momento alto da Gala do Desporto deste ano foi a atribuição do Prémio Carreira ao Mestre Joaquim Fernandes, entregue pelo presidente da Câmara perante o aplauso generalizado da plateia e a surpresa do distinguido.

“Foi um segredo bem guardado, não sabia que ia receber esta distinção que significa muito para mim”, confessou, no final, o conceituado árbitro internacional e treinador de Karaté.

“A humildade deve fazer parte de qualquer desportista, mas logicamente que eu fiquei muito contente com este reconhecimento da autarquia pelo trabalho que desenvolvi nestes quase 40 anos de dedicação ao desporto”, afirmou.

 

(Foto: CM Santo Tirso | Joaquim Fernandes e Alberto Costa)


Continue lendo

Faixa Atual

Título

Artista