Oficina de Alberto Carneiro alvo de protocolo com município de Santo Tirso
Escrito por Administrador em Fevereiro 7, 2025
A Câmara Municipal de Santo Tirso celebrou, esta sexta-feira, um contrato de cedência de utilização da Oficina de Alberto Carneiro com o filho do artista. O espaço, localizado em S. Mamede do Coronado, passará a ser uma extensão do projeto do Centro de Arte Alberto Carneiro.
O Município de Santo Tirso tem mantido, ao longo de mais de três décadas, uma estreita relação com a obra do artista Alberto Carneiro. O escultor foi, desde 1990, mentor dos Simpósios de Escultura, que deram origem ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso (MIEC) e culminaram num acervo ao ar livre que conta atualmente com mais de 50 obras de arte pública, de autores nacionais e internacionais.
Esta ligação do artista a Santo Tirso resultou, ainda, numa exposição que decorreu em 2015, na Fábrica de Santo Thyrso, intitulada “Alberto Carneiro. Esculturas e Desenhos – 1963-2015”, momento em que doou a este Município 60 obras de arte (50 desenhos e 10 esculturas).
Já depois do seu falecimento, em 2017, e fruto tanto desta doação como da vontade expressa dos seus herdeiros em depositar em reservas próprias todo o espólio artístico de Alberto Carneiro, inaugurou-se, em 2021, na Fábrica de Santo Thyrso, o Centro de Arte Alberto Carneiro.
(Foto no artigo: CM Santo Tirso)