Faixa Atual

Título

Artista

Autarcas de Santo Tirso estão a ser julgados no tribunal de Matosinhos

Escrito por em Novembro 13, 2025

 

O ex-vereador da Câmara de Santo Tirso José Pedro Machado depôs esta quarta-feira à porta fechada no âmbito do debate instrutório de um processo em que, com mais dois arguidos, é acusado de peculato e abuso de poder.

O início do debate instrutório decorreu no Tribunal de Matosinhos, sem a presença do atual presidente da Câmara, Alberto Costa, e do ex-vereador Tiago Araújo, também arguidos no processo sobre o uso indevido de carros da autarquia entre 2017 e 2019.

O advogado de José Pedro Machado, atualmente presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, pediu ao juiz que as declarações fossem prestadas à porta fechada.

Os três autarcas – Alberto Costa, à data vice-presidente daquele município, José Pedro Machado e Tiago Araújo – são acusados de usarem carros da autarquia para fins pessoais, como por exemplo idas a supermercados, restaurantes e viagens, nomeadamente aos fins de semana e em dias feriados.

Aos três, o Ministério Público (MP) imputa um crime de abuso de poder, um crime de peculato, um crime de peculato de uso, sendo que a José Pedro Machado é ainda imputado um crime de participação económica em negócio.

O Ministério Público acredita que a autarquia pagou à família de José Pedro Machado uma estadia em Portimão, cidade à qual o vereador se deslocou para participar numa sessão da Assembleia Intermunicipal da Associação Portuguesa de Municípios Saudáveis.

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista