Faixa Atual

Título

Artista

Santo Tirso avança com primeiro Centro de Alto Rendimento de Voleibol

Escrito por em Janeiro 28, 2026

Foi celebrado um Protocolo de Cooperação Institucional entre o município de Santo Tirso e a Federação Portuguesa de Voleibol (representada por Vicente Araújo), com vista à criação do primeiro Centro de Alto Rendimento de Voleibol em Portugal. Esta será uma das valências da futura Cidade Desportiva.

Esta parceria será orientada para o desenvolvimento do desporto e a formação de atletas de alta competição. Este acordo constitui o passo inicial para a criação do primeiro Centro de Alto Rendimento de Voleibol em Portugal, definindo as bases necessárias para a concretização deste projeto.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, relembra a estratégia municipal para a prática desportiva e o projeto da Cidade Desportiva. “Santo Tirso é, orgulhosamente, uma Cidade Amiga do Desporto, comprometida em criar condições de excelência para todas as práticas desportivas e no incentivo à atividade física como um fator central de qualidade de vida”, destaca.
O município de Santo Tirso assumiu, assim, o compromisso político de concretizar a Cidade Desportiva, entendido como um projeto estruturante para o concelho. Este espaço será pensado de forma integrada e irá acolher diferentes modalidades, promovendo a prática de atividade física, o desporto federado, a formação de atletas e o alto rendimento. Neste momento, já estão em curso os procedimentos necessários para preparar o desenvolvimento dos projetos e avançar, de forma sustentada, para a sua concretização.

É neste contexto que o município avança com a celebração do protocolo, disponibilizando-se para integrar o futuro Centro de Alto Rendimento de Voleibol no projeto da Cidade Desportiva.
O projeto da Federação Portuguesa de Voleibol para o Centro de Alto Rendimento parte do princípio de que o desporto é um direito de todos e uma área de interesse público.

A criação do Centro de Alto Rendimento de Voleibol constitui uma prioridade estratégica definida pela Federação Portuguesa de Voleibol para 2025–2028, respondendo a uma lacuna existente a nível nacional, uma vez que Portugal não dispõe, atualmente, de uma infraestrutura dedicada ao alto rendimento no voleibol indoor que assegure condições de estabilidade, continuidade e exigência competitiva para a preparação das seleções nacionais.

 

 

(Alberto Costa e Vicente Araújo_Foto CM Santo Tirso)

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista