Faixa Atual

Título

Artista

Presidente da Câmara da Maia sobre vereador condenado em 2ª instância: aguarda que “Justiça faça o seu caminho”

Escrito por em Fevereiro 19, 2026

O presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, reafirma o seu “respeito absoluto pelas decisões judiciais e pela independência dos tribunais”.

Em resposta à pergunta do Notícias Primeira Mão sobre a confiança política no vereador Hernâni Ribeiro, condenado por peculato pela Relação do Porto, após recurso do Ministério Público, Silva Tiago lembra que o atual vereador do Desporto “anunciou que recorrerá para o Supremo Tribunal de Justiça” e reforça: “num Estado de Direito democrático, as decisões são passíveis de recurso e apenas uma sentença transitada em julgado produz efeitos definitivos. Até que isso efetivamente se verifique, beneficia, na plenitude, da presunção de inocência. E esse é um princípio estruturante dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, que não pode ser relativizado por juízos mediáticos ou pressões circunstanciais”.

Por tudo isto, Silva Tiago, conclui: “aguardando serenamente que a Justiça faça o seu caminho, reafirmo com total clareza, que mantenho intacta a minha confiança política no Vereador Hernâni Ribeiro”.

Silva Tiago mantém a confiança política em Hernâni Ribeiro, que permanece no executivo, com ol pleouro do Desporto, entre outros, eleito na lista de Maia em Primeiro (PSD/CDS) com maioria na Câmara da Maia.

Após a condenação por peculato, Hernâni Ribeiro já confirmou hoje ao Notícias Primeira Mão que vai recorrer desta “decisão desfavorável” do Tribunal da Relação do Porto, conhecida a 5 de fevereiro.

Recorde-se que Hernâni Ribeiro (antigo vogal dos SMEAS), a par do antigo administrador Albertino Dias, viram a decisão do Tribunal de Matosinhos de Absolvição (acórdão de junho de 2025) ser revogada pelo Tribunal da Relação do Porto, no início deste mês. Foram condenados a dois anos de prisão com pena suspensa na sua execução pelo mesmo período, após o Ministério Público ter apresentado recurso da decisão inicial.

 

(Foto de Facebook de Maia em Primeiro)

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista