Alberto Costa foi a Lisboa entregar carta aberta à ministra da Saúde
Escrito por Administrador em Fevereiro 12, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, deslocou-se esta manhã a Lisboa para entregar pessoalmente uma Carta Aberta à ministra da Saúde.
Face ao silêncio de Ana Paula Martins em relação à solicitação urgente de audiência, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, deslocou-se esta manhã a Lisboa com o objetivo de entregar pessoalmente uma Carta Aberta.
Ao receber o documento em mãos na Assembleia da República, a governante comprometeu-se a responder ao pedido de audiência de Alberto Costa e a encontrar uma data para agendar a audiência.
Na Carta Aberta, o presidente relembra o lamentável contexto em que surge o documento. Em dezembro passado, o Governo celebrou um protocolo com a União das Misericórdias Portuguesas para retirar da esfera pública a gestão do Hospital de Santo Tirso, que integra a Unidade Local de Saúde do Médio Ave.
Foi imediatamente solicitada uma audiência urgente à ministra por parte da Câmara Municipal, com o fim de esclarecer esta decisão inesperada do Governo.
Nas semanas que se seguiram, Alberto Costa reuniu com o Conselho de Administração da ULS Médio Ave, com os representantes dos profissionais de saúde e com a Misericórdia de Santo Tirso, tendo também entrado em contacto com os autarcas da Trofa e de Famalicão.
Desta forma, na Carta Aberta são endereçadas onze questões essenciais a Ana Paula Martins, reforçando-se que “as populações e os profissionais de saúde merecem respostas”. “O silêncio não pode ser a resposta para uma questão que atinge cerca de 250 mil utentes/habitantes dos Municípios de Santo Tirso, Trofa e Famalicão”, termina Alberto Costa.
Já a 12 de janeiro tinha sido aprovada, em reunião de câmara, a “Moção em defesa da gestão pública do Hospital de Santo Tirso”, documento que será apreciado e votado na próxima Assembleia Municipal.
(Foto no artigo: CM Santo Tirso)