Alentejo é a nona região da Europa com mais novas infeções per capita

Pela classificação aplicada pelas autoridades portuguesas de saúde aos concelhos, há quatro regiões do país com um risco extremamente elevado de infeção por covid-19 – ou seja, acima de 960 novos casos, nos últimos 14 dias, por 100 mil habitantes.

Segundo o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), no topo surge o Alentejo que com 1.384 casos é agora a nona região da Europa – entre 210 – com mais contágios considerados ativos, apenas ultrapassada por cinco regiões da República Checa, duas da Irlanda e uma da Eslovénia.

Em 13º lugar surge a região Centro de Portugal com 1.336 casos neste indicador per capita.
Ainda dentro das 20 regiões da Europa com mais novos casos de covid-19, nota para a Área Metropolitana de Lisboa (1.121) e o Norte (1.109).

Apenas o Algarve, com 954 casos, fica abaixo da barreira de risco extremamente elevado, naquilo que as autoridades portuguesas de saúde classificam como um risco muito elevado.

Nos Açores a pandemia também está em subida chegando agora a 442 casos per capita, tal como na Madeira (304) que continua a ser a região do país com menos novas infecções nas últimas duas semanas.