Proteção civil emite aviso devido à chuva e vento fortes e agitação marítima

Doze distritos vão estar a sob aviso amarelo por causa da chuva e da agitação marítima, a partir desta sexta-feira e até domingo.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo por causa da chuva, que por vezes será forte, vai vigorar nos distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga a partir das 18 horas desta sexta-feira e até às 3 horas de sábado.

Por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste que podem chegar aos cinco metros, o aviso amarelo é para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro (Costa Ocidental).

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, o aviso é entre as 21 horas desta sexta-feira e as 9 horas de sábado.

Nos distritos de Setúbal, Beja e Beja, o aviso vai vigorar entre as 6 horas de sábado e as 9 horas de domingo.

O IPMA prevê para hoje precipitação nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro litoral a partir da tarde. O vento será mais intenso nas terras altas e no litoral oeste e haverá neblina ou nevoeiro matinal.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 0º (Bragança) e os 11º (Viana do Castelo e Porto) e as máximas entre os 7º (Guarda) e os 17º (Faro).