O concurso, promovido por estagiários da Hovione, realizou-se entre junho e agosto e teve participantes dos 10 aos 20 anos. Chegaram a participar alunos da Maia (Águas Santas), que conseguiram sair vencedores nalgumas das etapas semanais do certame de vídeo sobre a Covid19. Foi Tomás Oliveira, aluno da Escola Artística António Arroio, em Lisboa, que ganhou a final do concurso ABCovid.

O jovem de 17 anos venceu o concurso de vídeo com o “Covid19 simplificado para totós” onde explica de forma sucinta e gráfica o porquê da necessidade de utilização da máscara como equipamento de proteção contra o vírus.

O Concurso somou um total de 178 vídeos participantes de 94 escolas do país e foi uma iniciativa de estagiários da Hovione que sentiram vontade de criar uma ação na área da prevenção e difusão de informação sobre os comportamentos que os jovens devem seguir para diminuir o risco de infeção, especialmente nas escolas.

Daniela Lemos de 15 anos ocupou o segundo lugar. A jovem estuda na Escola Secundária Almeida Garrett, em Gaia. O seu vídeo “Férias em Segurança” é uma animação sobre os cuidados a ter para impedir o contágio do novo corona-vírus.

Em terceiro lugar ficou Miguel Almeida, de 17 anos, estudante da Escola Secundária Tomaz Pelayo, em Santo Tirso. O seu filme “Protege os que te rodeiam” tem como protagonistas os objetos que no dia-a-dia nos protegem do vírus.

Os alunos distinguidos receberam, respetivamente, 3 mil, 1500 e mil euros.

Na cerimónia de entrega de prémios, na Fundação Calouste Gulbenkian, Guy Villax, CEO da Hovione, reforçou a importância do repositório de vídeos que agora anima o site abcovid.pt, “os vídeos ilustram bem muitas situações que devem ser ensinadas, estou a contar com as escolas para pôr estes vídeos a trabalhar na luta contra o Covid-19”.

Recorde-se Inês Rebelo, de 17 anos, aluna do 12.º ano da Escola Secundária de Águas Santas, concelho da Maia, foi a primeira vencedora do concurso de vídeo abcovid.pt, no final de junho.
Já em julho Giovanna Alves, de 18 anos, da mesma escola maiata, recebeu uma menção honrosa pelo seu vídeo.