A Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovou, no dia 28 de fevereiro, a adjudicação do transporte público rodoviário da região aos operadores vencedores do concurso internacional, que têm agora 10 dias para se pronunciarem.
Fonte da AMP revelou à agência Lusa que a decisão foi tomada na reunião da Comissão Executiva. Os operadores têm agora 10 dias, após a aprovação, para aceitarem os respetivos contratos para operar os autocarros na AMP por sete anos.
No dia 04 de fevereiro, o Conselho Metropolitano do Porto tinha já dado indicações à Comissão Executiva para proceder às adjudicações no âmbito do concurso para o transporte rodoviário, depois das decisões dos processos judiciais terem transitado em julgado e numa altura em que dois dos operadores melhor classificados tinham já avançado para tribunal para exigir que a AMP procedesse à adjudicação do respetivo contrato.
Em causa estavam ações submetidas, em dezembro, pela espanhola Nex Continental Holdings SL. que venceu o lote Norte Nascente (concelhos de Santo Tirso, Valongo, Paredes, Gondomar), e pelo consórcio espanhol Monforte e Xerpa Mobility, empresa mais bem classificada no lote 5 (municípios de Vale de Cambra, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Feira e Arouca).
Após sucessivos adiamentos, a AMP lançou, em janeiro de 2020, um concurso público para a concessão do serviço de transporte público de passageiros em 16 municípios, organizado em cinco lotes, com exceção do Porto, onde a Sociedade de Transportes Coletivos de Passageiros (STCP) opera em exclusividade.
Em junho de 2021, o JN avançou que no lote Norte Poente, que integra os municípios da Povoa de Varzim e Vila do Conde, venceu a empresa Auto Viação do Minho, Lda; no lote Norte Centro (Trofa, Maia, Matosinhos) a empresa de Viação Barraquense, Lda; e no Norte Nascente, lote da polémica (Santo Tirso, Valongo, Paredes, Gondomar) a Nex Continental Holdings SL.
No lote Sul Poente (Gaia e Espinho) venceu a Bus On Tour, Lda., enquanto no lote Sul Nascente (Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Arouca, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra) venceu a empresa Xerpa Mobility SA.
O concurso de transporte público rodoviário para a AMP acaba com um modelo de concessões linha a linha herdado de 1948, mudando o paradigma para um sistema uniformizado.
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