Orçamento Participativo Jovem de regresso à Trofa

Com o objetivo de dar continuidade à requalificação urbanística no Município, o concelho da Trofa dispõe de duas Áreas de Reabilitação Urbana com benefícios para proprietários que queiram recuperar e requalificar os seus edifícios. A ARU da Trofa e a ARU do Coronado proporcionam benefícios fiscais, tributários e até de financiamento.

Sérgio Humberto, o presidente da Câmara, diz que investir na Trofa “é uma aposta segura” pelos setores competitivos e condições vantajosas para o desenvolvimento dos negócios existentes na região.

O autarca argumenta que o concelho concentra importantes clusters industriais em setores estruturantes para a economia, como é o caso da saúde, da metalomecânica, da transformação alimentar ou do têxtil, acolhendo algumas das maiores e mais conceituadas empresas portuguesas.

As ARU’s – Áreas de Reabilitação Urbanas, dispõe de benefícios à disposição para recuperação de edifícios e destinam-se a quem pretende reabilitar edifícios com idade igual ou superior a trinta anos ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a dois anos; ainda a quem pretende implementar medidas de eficiência energética complementares às intervenções de reabilitação urbana; quem pretende reabilitar espaços e unidades industriais abandonadas ou frações privadas inseridas em edifícios de habitação social que sejam alvo de reabilitação integral.