As restrições causadas pela pandemia, nomeadamente na procura presencial dos serviços públicos, fez disparar a utilização do serviço online eBalcão da Câmara Municipal da Trofa.

A plataforma digital registou, só entre fevereiro e maio, mais 64% novos utilizadores face ao segundo semestre de 2019. Este serviço à distancia é para continuar, mesmo depois de retomado o atendimento presencial.
 
Foram muitos os munícipes que, cumprindo as normas de segurança consequentes da pandemia do COVID-19, privilegiaram o acesso online aos serviços da Câmara Municipal da Trofa.

Em destaque, a utilização do serviço eBalcão, que só nos meses de fevereiro a maio de 2020, registou um aumento de 77% no registo de requerimentos efetuados, face ao segundo semestre de 2019.
 
Na análise feita à utilização do serviço, destaca-se ainda o registo de 130 novos munícipes nesta plataforma, nos mesmos meses, face ao segundo semestre de 2019, o que se traduz num aumento de 64% do número de munícipes registados no eBalcão.
 
O eBalcão, serviço da Câmara Municipal da Trofa, disponível em https://ebalcao.mun-trofa.pt/ , é uma plataforma online onde estão acessíveis inúmeros serviços da autarquia, e onde podem ser submetidos e/ou consultados dados relativos a licenciamento de obras, procedimentos administrativos, licenciamentos diversos, pedidos de transportes escolares, bem como fazer exposições e apresentar sugestões, entre outros.