Calor chega no fim de semana

O calor vai atingir Portugal Continental a partir de sexta-feira e as temperaturas devem chegar aos 40 graus no Alentejo.

Principalmente no litoral norte, o cenário muda a partir do dia 9.

“Há uma corrente do Sudoeste que vem inicialmente do norte de África, faz o percurso pelo mar, depois chega ao território e vai aquecer o Algarve, o Alentejo e algumas zonas litorais do Centro”, afirma Nuno Lopes, responsável pela Divisão de Previsão Meteorológica e Vigilância do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Embora a temperatura aumente na generalidade do país, no Norte, por exemplo, o Porto vai ficar-se pelos 25 graus de máxima durante o fim de semana, algo usual para a época do verão.

O calor vai sentir-se a sul do Sistema Montejunto-Estrela, a cordilheira que atravessa Portugal Continental, no Centro, o que explica que o aumento das temperaturas seja mais evidente no Alentejo e Algarve e mais residual no Norte.

No interior alentejano, a temperatura máxima pode mesmo chegar aos 40 graus, de acordo com as previsões do IPMA. É o caso de Évora no sábado e no domingo. Para quem tem férias marcadas para o Algarve, Nuno Lopes deixa um aviso: “Quem viajar este fim de semana e tiver de atravessar o Alentejo, vai sentir muito calor”.