Candidaturas abertas para Orçamento Participativo Jovem da Trofa
Escrito por Administrador em Abril 26, 2024
A Câmara Municipal da Trofa abriu no dia 24 as candidaturas para mais um OPJ – Orçamento Participativo Jovem, que decorrem até 7 de outubro.
A 14ª edição do OPJ disponibiliza 20 mil euros para propostas de âmbito concelhio e 7500 euros para propostas de âmbito escolar.
Considerado já uma referência nacional pela quantidade de projetos aprovados e disponíveis, quer para a comunidade escolar, quer para comunidade geral, o OPJ da Trofa conta já com 13 edições ininterruptas.
«Promover o desenvolvimento pessoal e social dos jovens do concelho no quadro de uma educação para a cidadania; aprofundar o diálogo entre os jovens e os eleitos municipais na procura das melhores políticas concelhias, adequando-as às necessidades e expetativas dos jovens; reforçar a qualidade da democracia concelhia, valorizando os processos participativos, a transparência nas decisões e a responsabilidade na prestação de contas são estes os grandes objetivos do OPJ da Trofa», refere a nota da autarquia.
As candidaturas podem ser apresentadas individual ou coletivamente por jovens residentes ou estudantes na Trofa ou membros de associações locais com idade entre os 10 e os 35 anos até dia 7 de outubro.
Após a receção de todas as candidaturas, de 8 de outubro a 6 de novembro, o GATOP – Grupo de Apoio Técnico ao Orçamento Participativo Jovem da Trofa analisará todos os projetos.
Durante o mês de novembro, o Conselho Municipal da Juventude reunirá (9 de novembro) e definirá os projetos que avançam para sufrágio a 30 de novembro na 14ª Assembleia Municipal Jovem.
Entretanto, no dia 24, a Câmara inaugurou o mais recente projeto vencedor do OPJ do ano passado. Idealizado pelos jovens Ana Costa e Diogo Fernandes, o projeto “Inova com Tecnologia” dotou 9 salas da Escola Secundária da Trofa com melhores condições tecnológicas e de aprendizagem.
(Foto: CM Trofa)