Mais de 340 mil pessoas já têm a vacinação completa

António Sarmento de 65 anos, diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de São João, foi o primeiro a ser vacinado.
A primeira vacina contra a covid-19 foi aplicada no Hospital de São João, no Porto, na presença da ministra da saúde.

“Um momento de esperança e agradecimento muito profundo” – é assim que a ministra da Saúde descreve o início do processo de vacinação, este domingo, no Hospital de São João. “Desde há longos meses que os profissionais de saúde e de outros setores da sociedade vêm colaborando no sentido de garantir melhores cuidados e assistência a quem está infetado ou é suspeito de ter covid-19”, começou por dizer Marta Temido, elogiando os esforços de todas as entidades, desde a União Europeia até aos administradores hospitalares, para que a distribuição da vacina acontecesse em tempo recorde. “A união é a melhor forma de ultrapassarmos as dificuldades e será a melhor forma de sairmos da pandemia”, acrescentou, lembrando que “o inverno ainda mal começou”.

Arrancou este domingo de manhã, em Portugal e em vários países da União Europeia, a primeira fase de vacinação contra a covid-19. Os profissionais dos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central são os primeiros a serem vacinados

Em janeiro, começarão a ser vacinados profissionais e residentes de lares e estruturas residenciais para idosos, antecipou Marta Temido.