Companhias lançam novas rotas no verão com a expectativa de recuperação
Escrito por admin em Abril 26, 2021
As principais companhias aéreas a operar em Portugal estão a preparar o verão com cautela. Os planos integram a abertura de novas rotas e o aumento das frequências nos aeroportos nacionais, mas reconhecem que a estratégia pode sofrer alterações.
Uma evolução positiva da pandemia e o sucesso da vacinação em massa na Europa são fatores chave para que o setor inicie uma recuperação gradual nos próximos meses.
O grupo Lufthansa vai, pela primeira vez, apostar no destino Açores. A companhia aérea alemã vai avançar já a 23 de maio com uma rota semanal entre Frankfurt e Ponta Delgada e, um mês depois, reforçar esta ligação a partir de Genebra, numa parceria com a Swiss.
A Lufthansa prevê agora reforçar gradualmente as frequências nos aeroportos nacionais.
A TAP estabeleceu como objetivo ter em operação em agosto – o mês de excelência para o turismo português – 100 rotas e mais 880 voos por semana. Em território nacional, a transportadora portuguesa decidiu apostar nas ligações com as regiões autónomas da Madeira e Açores.
Confiante no regresso a alguma normalidade no verão, a TAP decidiu lançar oito novas rotas para a Europa e África (Fuerteventura, Ibiza, Santiago de Compostela, Zagreb, Djerba, Agadir, Monastir e Oujda), sendo que estreou há poucas semanas a ligação Lisboa-Cancun. Gradualmente a transportadora de bandeira portuguesa quer repor a sua operação, embora admita uma “recuperação lenta” devido aos constrangimentos à mobilidade das pessoas e ao tráfego aéreo. Angola, Moçambique, S. Tomé, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Brasil, EUA e Canadá são destinos que integram o plano de estio da empresa, mas há o alerta que a pandemia torna incontornável: “a lista de rotas e voos disponível em sistema de reservas será ajustada sempre que as circunstâncias o exijam”.