Complexo Desportivo Municipal ganha nova valência com inauguração de Campo de Basketart 3X3
Escrito por Administrador em Janeiro 16, 2025
A Câmara Municipal de Santo Tirso inaugurou o novo campo de street basket 3×3. A abertura oficial contou com a presença do presidente da autarquia e do presidente da Junta, bem como do vice-presidente da FPB e dos atletas do CD Aves 1930.
Para além da entrega protocolar de material desportivo por parte da Federação à Câmara Municipal, a abertura oficial do campo contou também com uma exibição demonstrativa de basquetebol 3×3 feita pelos atletas do Núcleo de Basquetebol do Clube Desportivo das Aves 1930.
Já na segunda parte desta cerimónia de inauguração, as camadas jovens do CD Aves 1930 jogaram um mini-torneio de street basket 3×3, de forma a mostrar o dinamismo e a essência do jogo de 3×3.
Aquando do seu discurso inaugural, Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, anunciou ainda que o município fará parte do Circuito Nacional 3×3, o que significa que a cidade passará a ser palco de um torneio mobilizador e entusiasmante. Ainda, o presidente salienta que o BASKETART 3×3 não se irá ficar apenas por aqui, estando já planeado estendê-lo a outros espaços do concelho.
A requalificação do polidesportivo, cujo valor de investimento é na ordem dos 90 mil euros, foi feita no âmbito da operação “Desporto com Arte”, totalmente financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Esta operação insere-se no Plano de Ação Integrado das Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, enquadrando-se na Unidade Técnica Local Interior Norte (que inclui os concelhos de Santo Tirso, Maia e Trofa).
A intervenção consistiu na requalificação total do polidesportivo e adaptação do mesmo ao BASKETART. O 3×3 BASKETART é uma medida desenvolvida pela Federação Portuguesa de Basquetebol no quadro do seu Programa Nacional de Promoção da modalidade.
O objetivo é trazer o basquetebol para a rua, num cenário de arte urbana, com vista à promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes, principalmente dos jovens, através da prática informal do basquetebol. Porém, para além desta prática mais descontraída, o campo também está preparado para acolher competições oficiais de basquetebol 3×3, como o Circuito Nacional.
A substituição do piso e a decoração do piso e dos muros envolventes com murais foi feita de forma a ilustrar o ambiente desportivo urbano e as suas vivências contemporâneas, com ilustrações gráficas alegóricas, coloridas e dinâmicas, que visam proporcionar a toda a comunidade uma sensação de harmonia e bem-estar. Como forma de potenciar a atratividade da iniciativa e a curiosidade dos mais jovens, esta operação foi realizada seguindo a linguagem da arte de rua, com pinturas que ficaram a cargo de “Oats Ink”, artista conceituado que já conta com vários projetos de BasketArt no currículo.