Faixa Atual

Título

Artista

Cooperativa Agrícola da Maia está a celebrar 50 anos

Escrito por em Outubro 24, 2025

A Cooperativa Agrícola da Maia (CAM) está a assinalar 50 anos da fundação. No dia 20, já realizou um encontro com a distinção a 32 sócios com 50 anos de ligação à Cooperativa. No próximo dia 26, vai realizar-se uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Maia, a que se seguirá um almoço, onde serão homenageados os sócios que já atingiram 25 anos de filiação.

António Lopes, presidente da direção da Cooperativa Agrícola da Maia (CAM), aborda, em entrevista, algumas das iniciativas do programa do 50º aniversário da agremiação, bem como os principais problemas que os agricultores enfrentam no concelho. Em foco ainda o protocolo assinado no verão deste ano com a Câmara da Maia.

António Lopes mostra preocupação com as linhas de água, uma vez que a Maia está cada vez mais impermeabilizada. As águas são canalizadas, da impermeabilização das estradas e das zonas industriais, para as linhas de água agrícolas. O resultado é o aumento de volume a circular nesses canais, que há alguns anos, eram muito pequenos. Assim, como explicou, esse maior volume de água obriga ao alargamento do leito. Quando chove muito, “a água sai do leito, corta e começa a levar a terra para onde calha. Nós estamos a perder parcelas e a perder espaços agrícolas e a inundar outros por causa desse problema das águas”.

Ao abrigo deste protocolo, a CAM vai “identificar os sítios onde existem os problemas e comunicar à Câmara da Maia para tentar resolver o problema”.

Diz António Lopes que, “a curto prazo, iremos ter algumas obras a avançar.”

A principal preocupação do dirigente da Cooperativa atualmente é alargar a proximidade dos produtos hortícolas do mercadinho da entidade aos consumidores, proporcionando preços acessíveis – “mercadinho de cadeias curtas” – e produtos naturais de elevada qualidade.

 

A entrevista pode ser ouvida na íntegra aqui:

 

(foto J Gomes)


Continue lendo

Faixa Atual

Título

Artista