Vacina Covid19

Estão suspensos os testes da 3ª fase da vacina contra a covid19, após um dos voluntários ter ficado doente.

A vacina está a ser desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, juntamente com a Universidade de Oxford.

A informação terá sido dada na noite de terça feira pelo site Stat News, que é especializado em saúde, avançando que não são conhecidos detalhes da reação adversa do voluntário do Reino Unido.
A notícia foi confirmada mais tarde por um comunicado da farmacêutica à CNN.

Esta será uma das vacinas que poderá chegar a Portugal, devido a um procedimento conjunto da União Europeia. É estimado que chegue até ao final de 2020.

“Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford contra o coronavírus, o nosso processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança”, indicou a companhia nesse comunicado.

A Farmacêutica reforçou que tal se trata de “uma ação de rotina, que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada num dos ensaios, enquanto ela é investigada”.

Os estudos para a vacina encontram-se pendentes enquanto decorre uma investigação para verificar se a doença manifestada no voluntário tem relação com o produto que está a ser testado.

O Ministro Britânico da Saúde desvalorizou a situação, admitindo que esta suspensão foi inesperada, mas que não impedirá o progresso no desenvolvimento da vacina, que reforça que deve colocar toda a gente em máxima segurança.

A vacina estava a ser testada no Reino Unido, no Brasil, nos Estados Unidos da América e na África do Sul, entre outros, envolvendo milhares de indivíduos.