Dez mulheres e dois homens morreram vítimas de violência doméstica este ano
Escrito por Administrador em Agosto 7, 2024
Mais duas mulheres e um homem foram vítimas de homicídio em contexto de violência doméstica no segundo trimestre deste ano, elevando para 12 o total de homicídios já este ano, segundo dados oficiais divulgados esta terça-feira.
De acordo com os dados da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), este ano já morreram vítimas de violência doméstica 10 mulheres e dois homens. No mesmo período do ano passado tinham morrido 11 mulheres, duas crianças e dois homens, num total de 15 pessoas vítimas de violência doméstica.
Os registos da CIG mostram ainda um aumento no número de acolhimentos na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, com 1.419 acolhimentos, dos quais 703 mulheres, 693 crianças e 23 homens.
A violência doméstica é um crime público, o que significa que o procedimento criminal não está dependente da apresentação de uma queixa, formal ou informal, por parte da vítima, sendo apenas necessário haver uma denúncia ou o conhecimento do crime, para que o Ministério Público promova o processo.