Escola Agrícola de Santo Tirso com contrato renovado apenas por um ano
Escrito por Administrador em Janeiro 6, 2026
A diretora da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, em Santo Tirso, afastou esta segunda-feira o cenário de encerramento da instituição após o contrato de arrendamento com o Governo ter sido renovado por um ano, quando o anterior durou 21.
Lígia Magalhães recusou, em declarações à agência Lusa, o cenário de que a escola centenária esteja no seu último ano de vigência, explicando que a renovação do contrato por um ano verificada em dezembro destina-se a dar tempo ao Ministério da Educação para avaliar a situação e poder tomar decisões nesse período.
Segundo a publicação em Diário da República, foi fixada uma renda anual de 307.200 euros, dividida por 12 mensalidades de 25.600 euros, para o contrato em vigor em 2026.
As instalações da Santa Casa estão arrendadas ao Estado desde 13 de fevereiro de 2004, altura em que foi definido um contrato com a duração de 21 anos e três meses, com início em 2 de outubro de 2003 e termo no último dia de 2025, não se renovando, conforme dita o despacho.