As Festas de São Bento em Santo Tirso vão ter este ano um novo formato. Face aos constrangimentos provocados pela pandemia, o programa cultural aposta em levar a animação às pessoas, nomeadamente através das plataformas digitais, desincentivando os ajuntamentos sociais e apostando na participação dos artistas do Município.
O presidente da autarquia, Alberto Costa, quer assim apoiar os artistas locais nesta altura de crise.
“Há Baile em Casa”, “Arraial em Casa” e “Concerto em Casa”. A programação das Festas recupera os nomes das habituais iniciativas que as caracterizam, mas apresenta-as num novo formato.
A esmagadora maioria das iniciativas previstas para a edição deste ano, entre 8 e 12 de julho, ocorre através das plataformas digitais do Município de Santo Tirso, nomeadamente na página do facebook, no instagram e no youtube.
O arranque das festas, foi dado de forma simbólica, com a iluminação do Mosteiro de São Bento.
No dia 8 a programação dá enfoque à cerimónia de homenagem a individualidades ou instituições do Município, com atribuição de medalhas de mérito, nos Paços do Concelho, sendo que será substituída por um tributo, nas plataformas digitais, a todos os profissionais que estiveram na linha da frente no combate à Covid-19, bem como pela mensagem do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, também pela mesma via.