Já são conhecidos os projetos que foram apresentados na edição de 2020 do Orçamento Participativo Jovem da Trofa. As propostas, seis de âmbito escolar e seis de âmbito concelhio, estão agora em fase de análise técnica pelo GATOP, passando posteriormente a votação pelos jovens do Município.
Os projetos de âmbito escolar apresentados foram: “Desporto e lazer, dá saúde e prazer!”, de Joaquim Ferreira, da Associação de Pais da Escola Básica nº2 do Cerro; “Digital e Robótica”, de Tomás Santos, estudante na Trofa; “Ludoteca do Futuro”, de Susana Nogueira, da Associação de Pais da Escola Básica de Fonteleite; “Mais diversão melhor educação na EB 2/3”, de Maria Lima, Afonso Dias, Márcia Moreira e Mariana Moreira, alunas da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques; “Sala de aula do futuro”, de Joana Alves, da Associação de Pais de EB de Paradela; “We Love Sports”, de Pedro Carvalho e Carolina Ferreira, alunos da Escola Secundária da Trofa.
Os projetos de âmbito concelhio incluem as propostas: “Atelier do Samba”, de Duarte Santos, Mafalda Nunes e Manuela Silva, jovens do concelho e do Coreto D’Alameda – Associação; “BandatéTi”, de Luís Campos, Vânia Fortes e Cândida Oliveira – Associação Musical e Cultural da Trofa; Dispositivo de avaliação do estado das estradas, de Nuno Nogueira, jovem de S. Romão do Coronado; “IntergeraSom”, de Ana Veiga, Rui Costa, Inês Oliveira, jovens de Alvarelhos, S. Martinho e Santiago de Bougado; “Sala Sensações!”, de Maria Silva, jovem de São Romão do Coronado e estudante na EBS do Coronado; “Um lugar para todos”, de Pedro Carvalho, jovem da União de Freguesias de Bougado e atleta do Clube Desportivo Trofense.
Anualmente, a Câmara Municipal da Trofa dispõe de uma verba de 25 mil euros do Orçamento Municipal para a concretização dos projetos vencedores, dos quais 17 500 são de âmbito geral ou associativo e 7 500 são de âmbito escolar. Os projetos irão posteriormente a votação pelos jovens da Assembleia Municipal, momento em que serão conhecidas as propostas vencedoras desta edição.