Faixa Atual

Título

Artista

Mais de 3000 bombeiros no combate às chamas: no Norte e Centro está prevista chuva na 6ª feira

Escrito por em Setembro 18, 2024

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizava, às 12h00 desta quarta-feira, 44 incêndios em curso, que mobilizavam 3.151 operacionais, 972 meios terrestres e 19 meios aéreos.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares.

As zonas mais afetadas localizam-se nas regiões de Aveiro, Tâmega e Sousa e Viseu Dão Lafões, que totalizam mais de 75 mil hectares de área ardida, 71% da área ardida em todo o território nacional.

Com 19.710 hectares de área ardida, desde domingo, Tâmega e Sousa segue-se entre as zonas mais afetadas, surgindo depois a Área Metropolitana do Porto, onde já arderam 13.481 hectares.

Até à tarde desta quarta feira, sete pessoas morreram e cerca 120 ficaram feridas, das quais 10 em estado grave, devido aos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viseu, que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.

O perigo de incêndio rural vai começar a desagravar a partir desta quinta-feira, dia em que são esperados aguaceiros, sendo mais prováveis nas regiões do Norte e Centro, apenas na sexta-feira, de acordo com informações dos meteorologistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Está prevista alguma entrada de humidade, as temperaturas vão baixar e estão previstos aguaceiros, que, no entanto, só vão chegar na sexta-feira às regiões do Norte e Centro, as mais afetadas pelos incêndios.

As temperaturas máximas vão começar a descer, com uma variação de 4 a 6 graus, dependendo da região.

Também se prevê uma ligeira alteração da massa de ar que afeta o território do continente.

 

(Foto no artigo @J. Rosmaninho)

 

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista