Meninos Cantores da Trofa prestam homenagem a Matilde Rosa Araújo

Os Meninos Cantores do Município da Trofa vão transmitir nas redes sociais o concerto “As cançõezinhas da Tila”, de Matilde Rosa Araújo. A iniciativa, que decorre a 20 de junho e assinala o centenário do nascimento da escritora e madrinha dos Meninos Cantores.

Têm sido várias as iniciativas que o grupo tem realizado ao longo do último ano para assinalar a data. Ainda durante o mês de junho, os Meninos Cantores do Município da Trofa vão publicar online a declamação de poemas de Matilde Rosa Araújo, feita por alguns convidados.

A escritora Matilde Rosa Araújo nasceu a 20 de junho de 1921. Foi professora e autora de mais de 60 livros. Dedicou-se à defesa dos direitos das crianças através da publicação de livros e de intervenções em organismos com atividade nesta área, como a UNICEF em Portugal.

Em 1980, recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pelo seu trabalho Fadas Verdes (livro de poesias de 1994).

Foi madrinha dos Meninos Cantores do Município da Trofa, depois de se apaixonar por este grupo que cantou dezenas de obras suas.