MORREU ROBERTO LEAL (actualizado)
Escrito por admin em Setembro 15, 2019
Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, tinha 67 anos e lutava há dois anos contra um cancro, um melanoma na perna direita, cujos tratamentos provocaram a perda de visão total do olho direito e parcial no esquerdo.
Nascido em Vale da Porca, concelho de Macedo de Cavaleiros, a 27 de novembro de 1951, o cantor emigrou aos onze anos para o Brasil, juntamente com os pais e nove irmãos. Foi em São Paulo, após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces, que iniciou a carreira de cantor de fados e músicas românticas, vindo a tornar-se um verdadeiro embaixador da música portuguesa, ao fundir ritmos tradicionais do nosso país com o sotaque brasileiro. O grande sucesso da sua carreira atribuiu-lhe inúmeros prémios, entre os quais 30 Discos de Ouro e 5 de Platina.
As primeiras notícias avançam que Roberto Leal terá dado entrada no hospital Samaritano em São Paulo, na passada 4ª feira, dia 11, no seguimento de uma reacção alérgica a um medicamento, tendo ficado internado nos cuidados intermédios; faleceu esta madrugada, vítima de falência renal.