O Dia Mais Curto do Ano é hoje

Pelo oitavo ano consecutivo, Portugal celebra ‘O Dia Mais Curto’ com mais de 30 sessões de curtas-metragens de norte a sul do país, no continente e ilhas, durante o mês de dezembro, em 19 localidades.

O auge das exibições acontece hoje, dia 21 de dezembro, data que marca o Solstício de Inverno.
A Agência da Curta Metragem propõe cinco programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos nos mais variados lugares de projeção – cinemas, escolas, bibliotecas, auditórios, entre outros – em 19 localidades: Amadora, Barcelos, Elvas, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa, Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Ribeira Grande, Setúbal, Tomar, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Real.

Este ano, o fenómeno astronómico passa não só pelas salas de cinema, mas por outros meios de projeção tais como os transportes públicos do Metro do Porto – com a exibição da curta-metragem “Nestor”, de João Gonzalez, ao longo do dia 21 de dezembro; ecrãs da televisão, com programações especiais de curtas-metragens na RTP2 e Canais TVCine; e pela Web (Filmin e serviço VoD da Agência).

Hoje é nos Canais TvCine & Séries que se juntam às comemorações com um programa que inclui as curtas-metragens “A Story From Africa”, de Billy Woodberry, “Nefta Football Club”, de Yves Piat e “Ruby”, de Mariana Gaivão , no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30 no TVCine Edition.
Na web, a plataforma Filmin apresenta um programa especial dedicado a João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, dupla criativa, responsável por uma das mais sólidas e singulares carreiras do cinema contemporâneo. O programa “Amiguinhos” estará também disponível para visualização até ao dia de hoje no serviço de video on demand da Agência da Curta Metragem.

O Dia Mais Curto oferece aos espectadores a oportunidade de descobrir o cinema no seu formato mais original e criativo – a curta-metragem. Nesta que é a oitava edição da iniciativa, a Agência da Curta Metragem propõe cinco programas, que incluem sessões para adultos e crianças, com filmes de vários pontos do mundo e de diferentes géneros, aos quais se juntam programações próprias das entidades que se associaram à iniciativa – “Curtas do Mundo”, “Novas Curtas Portuguesas”, “Amiguinhos”, “Curtinhas para Todos” e “Quatro Janelas Discretas Para o Mundo de Regina Pessoa”. Pretende-se que esta iniciativa seja também um evento particular que suscite a organização de exibições especiais de cinema.
Os bilhetes, à venda nos locais das sessões, variam entre a entrada gratuita e os 4,00 euros.