Cedofeita e a Praça da República

As ruas de Álvares Cabral e de Sacadura Cabral, que fazem a ligação entre a igreja de Cedofeita e a Praça da República, no centro do Porto, vão estar em obras até 15 de junho. O pavimento em cubo de granito vai ser substituído por asfalto. A empreitada arranca nesta quarta-feira, anunciou a Câmara.

A intervenção também será aproveitada para reabilitar as infraestruturas de águas residuais e pluviais.

Os trabalhos vão obrigar a corte total da Rua de Sacadura Cabral até ao final de março, o que implica a inversão temporária do sentido da Rua da Igreja de Cedofeita (passa a fazer-se de poente para nascente). Segundo o Município, na Rua de Álvares Cabral mantém-se a circulação, embora com o estreitamento de via e proibição de estacionamento. Nas zonas condicionadas, será garantido o acesso a moradores e cargas e descargas.

“A intervenção permitirá eliminar um conjunto de problemas, desde a degradação do pavimento – ao nível superficial mas também na sua estrutura subterrânea, pelo facto de estar sujeito à ação de tráfego bastante intenso – à eliminação do ruído e da transmissão de vibrações aos edifícios”, explica a Câmara do Porto.

“Para além da mudança do piso será implementado um novo esquema de sinalização, que implica a acalmia do trânsito e a melhoria da segurança rodoviária. A intervenção prevê igualmente a beneficiação da acessibilidade e segurança pedonal, com o nivelamento de pisos e o reforço da sinalização nas zonas de atravessamento”, acrescenta a autarquia do Porto, explicando que a zona também ficará preparada para acolher um previsível acréscimo de tráfego, decorrente das restrições no centro da cidade por causa das obras de construção da Linha Rosa do metro, que arrancam em breve.

Os cubos de granito retirados agora ficarão “reservados para a pavimentação das zonas mais nobres e com menor procura rodoviária da cidade, como sejam as praças e zonas históricas”.