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Passadiço dá continuidade ao ecocaminho ligando-o ao Castelo da Maia

Escrito por em Agosto 16, 2022

São cerca de 1,2 km de um passadiço, em madeira, que está a ser construído para dar continuidade ao ecocaminho já edificado e circulável, na Maia. Este troço, que vai permitir a ligação entre as estações de metro de Mandim e do Castelo da Maia, deverá estar concluído em finais do mês de setembro, representando um investimento superior a 680 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.

O Ecocaminho corresponde a um troço da antiga linha ferroviária que ligava a cidade do Porto a Guimarães, estando integrado num percurso mais abrangente. Até à data, tem cerca de 3,3 km, desde o Lugar do Souto, junto à Quinta dos Cónegos, na freguesia da Cidade da Maia, ao antigo apeadeiro de Mandim, na freguesia do Castelo da Maia. O novo troço, que está a ser construído, perfeitamente integrado na paisagem, vai precisamente ligar a estação de Mandim à Via Eng. Belmiro Mendes de Azevedo.

Este projeto integra uma das intervenções previstas no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU). O projeto visa criar um espaço canal destinado à mobilidade suave quotidiana, de ligação entre polos empregadores, efetuando a ligação entre interfaces de transporte público coletivo de elevada utilização, promovendo a intermodalidade, entre os modos de transporte coletivo público ferroviário ligeiro e rodoviário de passageiros com o modo pedonal e ciclável.

A extensão do percurso pedonal e ciclável é realizado em passadiço de madeira, com uma largura de três metros, que acompanha a linha de metro, cujo traçado garante as condições de segurança com este meio de transporte. É complementado com duas áreas de descanso, com uma largura de cinco metros, que terá bancos e papeleiras em madeira.

Pretende-se uma adequabilidade do percurso às ligações diretas a interfaces de transportes promovendo a intermodalidade, dado o facto da bicicleta poder ser transportada em transporte público – o metro.

É ainda promovida a interação social com a criação de uma área de estadia e de um espaço de recreio dirigido aos mais pequenos, materializado com um parque infantil, munido de infraestruturas de apoio, nomeadamente de um ponto de água potável, junto da antiga estação ferroviária da Maia.

Ao longo do percurso prevalece a paisagem com área arborizada, ainda confrontações com logradouro de hortas, a antiga estação ferroviária da Maia e áreas de cultivo.

A reconversão deste canal em circuito pedonal/ciclável visa equacionar uma rede de circulação partilhada, de modo suave, tendo como universo de utilizadores o caminhante, o ciclista frequente ao pouco experiente, adultos e crianças. Neste canal é proibido o acesso a veículos motorizados na garantia de assegurar condições de circulação e segurança, privilegiando este canal nos cruzamentos com a rede viária, onde são minimizadas as situações de conflito, dando prioridade aos utilizadores do Ecocaminho, prevalecendo a perceção de segurança e a sensação de conforto.

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