Paula Neves: candidata do PAN
Setembro 11, 2025
Paula Neves tem 50 anos, é delegada de informação médica e encabeça a lista pelo PAN à presidência da Câmara da Maia, nas eleições do próximo 12 de outubro.
Está a dar os primeiros passos na política com esta candidatura, pois, justifica, “o partido junta as causas àquelas que eu já defendia”. Existe, atualmente, um grupo de pessoas no PAN “muito interessante” e a Paula Costa, deputada na Assembleia Municipal, “tem feito um trabalho incrível”, sublinha Paula Neves.
O PAN vai apresentar nestas eleições Autárquicas candidaturas também à Assembleia Municipal (com Paula Costa a cabeça de lista) e ainda às freguesias de Castelo da Maia e da Cidade da Maia.
A candidata à presidência da Câmara diz que representa “todas as vontades” pelo PAN para o concelho da Maia: “somos o único partido que traz a preocupação em termos de Pessoas, Animais e Natureza, juntando isso à causa sustentável. Todos os partidos se preocupam com as pessoas, e é importante e também nos preocupamos, mas temos que nos preocupar também com os animais e a natureza. O planeta assim o exige, temos que nos preocupar com todas as dinâmicas”.
Paula Neves sustenta que a sua equipa propõe “iniciativas muito dirigidas às pessoas – aos maiatos – com quem nos preocupamos muito. Temos um problema aqui na Maia, que é também um problema a nível nacional, que é a Habitação. Pensamos que se pode fazer mais em termos de habitação cooperativa, mas sustentável”.
Paula Neves adianta ainda: “outra solução que ambicionamos para a Maia, que ajudaria a ter mais casas para alugar e para comprar, relaciona-se com a existência da universidade, o que é muito importante, mas ocupa muitas casas. A Câmara poderia lançar-se na construção de uma residência universitária, faria todo o sentido que esses jovens pudessem ter uma residência a custos mais baixos e haveria habitações mais disponíveis para os maiatos poderem alugar”.
A candidata do PAN defende ainda um incremento de parques de estacionamento anexos às estações de metro com equipamentos de carregamento elétrico, complementando-se a sustentabilidade dos transportes públicos com mais linhas de autocarro, pois tem que “haver melhores alternativas para que as pessoas se possam deslocar de autocarro para o trabalho”. Por outro lado, deve ser promovida a habitação social em todas as freguesias, no entender de Paula Neves, que advoga o desenvolvimento de condições para que as pessoas tenham todas as comodidades nas freguesias e não precisem de se deslocar ao centro da Maia.
A candidata do PAN salienta o “trabalho importante” que a deputada na Assembleia Municipal da Maia, Paula Costa, eleita há quatro anos e que agora se recandidata, realizou com a criação de uma comissão de trabalho sobre o bem-estar animal, a que ela preside: “essa comissão tem dado a conhecer a todos os deputados dos outros partidos o trabalho da causa animal, pessoas que trabalham com os animais de rua: fizeram um verdadeiro trabalho de campo, levando a cabo um levantamento de necessidades e agora a comissão deverá apresentar algumas soluções. Continua a haver muitas deficiências relativamente ao trabalho com os animais de rua (as colónias de gatos) e pensamos que ainda há muito a fazer”.
Pode ouvir entrevista aqui: