Faixa Atual

Título

Artista

Portugueses querem ser vacinados quando vacina contra covid19 ficar disponível

Escrito por em Agosto 10, 2020

Investigadores nacionais em conjunto com homólogos de universidades europeias realizaram estudo tendo concluído que 75% dos portugueses pretende ser vacinado quando a vacina contra covid19 estiver disponível.

Uma pesquisa elaborada por 7 países europeus – revela que há confiança perante a vacina contra covid19: 75% dos portugueses tencionam ser vacinados contra o COVID-19 quando a vacina ficar disponível e 70% estão completamente confiantes de que a vacina será segura.

Entre a primeira vaga de inquéritos de abril e esta segunda vaga, os portugueses mantêm-se como os europeus que maior vontade demonstram de virem a ser vacinados contra o COVID-19 assim que a vacina estiver disponível, numa percentagem de 75%. 

Inclusive, na faixa etária dos 55 aos 64 anos ocorreu um ligeiro aumento na disposição de vacinar (+6 pontos percentuais). Os homens são os que se mostram mais dispostos a vacinarem-se (78%), assim como indivíduos com alta escolaridade (78%).

Além disso, aqueles que conhecem alguém oficialmente diagnosticado com COVID-19 estão mais dispostos a vacinar do que aqueles que não conhecem ninguém com COVID-19 (81% vs 74%).

A pesquisa revela ainda que 70% dos portugueses estão completamente confiantes de que a vacina contra o COVID-19 será segura, subindo a percentagem de confiança nos que têm entre 55 e 64 anos, entre os quais 79% acreditam na segurança da vacina.

Inquiridos quanto à possibilidade da vacina poder não estar disponível em número suficiente para que todos sejam vacinados imediatamente, os portugueses acreditam que a prioridade deve ser definida por uma equipa nacional de especialistas (73%), pelas organizações de saúde que administram a vacina (68%) e pelo e ao Ministério da Saúde (52%).
 
Preocupação em relação aos efeitos da pandemia na Saúde e Economia

Embora, em comparação com a primeira pesquisa do estudo realizada em abril, os portugueses se mostrem agora menos preocupados com o impacto da pandemia na Economia e Saúde (com exceção dos Açores), as preocupações com as consequências da pandemia permanecem altas.

De entre os países europeus envolvidos na pesquisa, em Portugal é onde existe uma maior preocupação com o impacto da pandemia, revelando que 67% dos portugueses estão muito preocupados com a eventual sobrecarga do sistema de saúde ou temem perder uma pessoa próxima, enquanto que na Europa a percentagem varia entre 23 e 60%.

Quanto às preocupações económicas, 78% dos portugueses mostram-se receosos quanto à perda de negócios das pequenas empresas (contra 36-71% em outros países da UE) e 57% dos portugueses temem ficar desempregados (contra 13-51% em outros países da UE).


Faixa Atual

Título

Artista