Proteção Civil alerta para a descida da temperatura mínima no Natal

A Proteção Civil alertou hoje para a descida da temperatura mínima entre quinta-feira e domingo em todo o continente, recomendando uma “especial atenção” às crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e sem-abrigo.

“É necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis – crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”, refere a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em comunicado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento e tempo frio nos próximos dias, com a descida da temperatura mínima na quinta-feira em todo o território do continente entre -1º e 10º graus e uma temperatura máxima que varia entre 5º e 17º graus.

Na sexta-feira, dia de Natal, está prevista uma temperatura mínima entre os -3º e 9º graus e uma máxima que varia entre 4º e 18º graus, assim com vento de quadrante Leste, soprando mais intenso nas terras altas até 80 km por hora, a partir da madrugada.

O IPMA prevê ainda a possibilidade de formação de neblinas, de gelo e de geada.

Num aviso à população, a ANEPC diz que o impacto destas condições de tempo “pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados”, recomendando que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura.