Santeiros de São Mamede do Coronado na Grande Final do programa 7 Maravilhas da Cultura Popular
Escrito por admin em Setembro 2, 2020
A arte dos Santeiros de São Mamede do Coronado foi apurada, no Domingo, para a Grande Final das 7 Maravilhas da Cultura Popular (programa da RTP). A final decorrerá no próximo sábado, dia 5 de setembro em Bragança.
A Trofa encontra-se, assim, entre os 14 finalistas do programa, sendo que o património do Concelho (Santeiros de S. Mamede do Coronado) arrecadou o primeiro lugar dos 14 patrimónios que concorreram na final, em Torres Novas, no passado dia 30 de agosto.
A 1 de setembro, deu-se início à votação dos 14 patrimónios finalistas, terminando a 5 de setembro. A Grande Final acontecerá por volta da meia noite, no próximo sábado, em Bragança.
Os Santeiros de S. Mamede do Coronado contam com uma longa tradição de artesãos, adquirindo um maior prestígio em 1920 com a realização da escultura de Nossa Senhora de Fátima. Esta imagem religiosa, que se destaca como uma das mais conhecidas em todo o mundo, já conta com 100 anos e foi feita por José Ferreira Thedim, Mestre Santeiro de São Mamede do Coronado. Esta criação encontra-se na Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima e também da Virgem Peregrina, tendo já percorrido todo o mundo.
Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa e o Professor Doutor José Manuel Tedim (sobrinho do Mestre José Ferreira Thedim) foram os impulsionadores para o envio da candidatura dos Santeiros de S. Mamede do Coronado para o programa.
A arte sacra realizada no concelho também foi representado pelo santeiro mais novo do Município, Augusto Ferreira, que exibiu algumas das peças que representam esta tradição.
Além da arte sacra da Trofa, que está a representar o distrito do Porto, estão a concorrer a arte da seda de Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança), a feira de S. Tiago, na Covilhã (distrito de Castelo Branco), os muros de Pedra Seca, de Porto de Mós (distrito de Leiria), Festa da Bênção do Gado, em Riachos (distrito de Santarém), a Romaria de S. Bartolomeu, de Ponte da Barca (distrito de Viana do Castelo), as festas em Honra da Nossa Senhora dos Remédios, de Lamego (distrito de Viseu).