arquivo

Os testes piloto para regresso do público aos estádios de futebol estão suspensos até que haja uma diminuição da curva de transmissão do novo coronavírus em Portugal, anunciou esta segunda-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Os testes piloto correram bem, nós não estamos a interrompê-los definitivamente, só estamos a suspender”, disse Graça Freitas, acrescentando: “A fase em que estamos é de apertar medidas, de maior contenção”.

Na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas pediu a compreensão dos adeptos e elogiou o comportamento do setor.

“Pedimos a todos que interpretem esta fase de achatar a curva como sendo necessária. Logo que haja condições, uma vez que o setor se tem comportado de forma controlada, poderão ser retomados os testes piloto”, afirmou.

Depois de terem sido interrompidas em março, as competições nacionais de futebol profissional foram retomadas em 03 de junho, à porta fechada, tendo os primeiros testes piloto para o regresso do público aos estádios sido feitos durante o mês de outubro.

Os testes piloto foram feitos em jogos da I e da II Liga portuguesa de futebol, nos encontros da seleção portuguesa frente a Espanha e Suécia, e em jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que envolveram o F. C. Porto, o Benfica e o Sporting de Braga.