Faixa Atual

Título

Artista

Swimrun Tâmega 2024: uma festa de superação

Escrito por em Junho 7, 2024

O Swimrun Tâmega voltou a destacar-se, nos últimos dias 1 e 2, como um evento de referência no panorama desportivo nacional e internacional. O evento, marcado por desafios inesperados e um espírito de adaptação, celebrou a resistência e a determinação dos seus participantes.

O dia 1 de junho começou pela festa dedicada às crianças, celebrando o Dia Mundial da Criança com um ponto de encontro de insufláveis e muita animação. Apesar dos ventos fortes, que obrigaram ao encurtamento e adaptação das distâncias por questões de segurança, os pequenos atletas não desiludiram e mostraram a sua energia contagiante.

O verdadeiro desafio fez-se desenrolar no dia 2 perante os muitos espetadores entusiastas do Swimrun Tâmega. A prova apresentou um verdadeiro teste de resistência e superação: três corridas de diferentes distâncias – Sprint de 19km, 32km e Maratona de 42km. O vento, contudo, continuou a ser um adversário implacável, impedindo a montagem da aldeia do evento e colocando em risco a realização da prova.

Às 5h00 os ventos estavam muito fortes e havia uma ondulação no rio, deixando a incerteza a pairar até às 9h00. Contudo, com um atraso de 20 minutos e um reforço significativo de meios de socorro, a partida foi finalmente dada.
O que tornou este evento ainda mais especial foi a Merit Race, que pontua para o Campeonato Mundial de ÖTILLÖ, atraindo atletas de elite de todo o mundo. Os 120 atletas inscritos representaram 11 nacionalidades diferentes – incluindo México, Alemanha, França, Irlanda, Inglaterra, Espanha, República Checa, Austrália, Suécia, Bélgica e Estados Unidos.

Registou-se um total entre crianças e adultos de 150 atletas nos dois dias. «Somos a maior festa do Swimrun em Portugal pelo momento. Com a presença de inúmeros locais a participar e mesmo a fazer pódio. Como o Pedro na distância sprint, que é do município do Marco, e o Rúben, que fez primeiro lugar no standard, e bem como das escolas do Swimrun KIDS!», salienta a organização.

A presença da Vanessa Fernandes, a triatleta medalhada olímpica, foi uma surpresa. Vanessa desejou boa sorte a todos os participantes, acrescentando um brilho especial ao evento.

Ao longo do percurso, os atletas foram surpreendidos com uma banda na capela do Senhor dos Remédios em Rio de Moinhos, um saxofonista, uma violinista e um guitarrista, além de um DJ na chegada, proporcionando uma experiência enriquecedora.

Para garantir a segurança de todos, «mobilizámos 4 motos de água, 4 caiaques, uma ambulância extra, 2 batedores de bicicleta, 2 buggys no percurso e mais 3 pontos de hidratação, além de um reforço significativo de voluntários. Para além do dispositivo que normalmente já utilizamos nas outras edições! Entre GNR 20 elementos, bombeiros 20 bombeiros com 4 ambulâncias e 3 embarcações mais 6 caiaques do clube de canoagem de Alpendurada e 3 embarcações civis de apoio. A segurança uma prioridade para nós!» – sublinhou a organização.

Parceiro do evento, a Oceanos Sem Plástico organizou uma limpeza com as crianças no dia 2 de junho, retirando mais de 50kg de lixo do Tâmega. A organização do evento também se empenhou na limpeza do percurso, recolhendo cerca de 350kg de lixo.

Esta não foi apenas uma competição, a Swimrun Tâmega 2024 constituiu um verdadeiro espetáculo de resiliência e trabalho em equipa.

 

 

 

 

 

 

 

(Fotos cedidas pela organização da Swim Run Tâmega)


Faixa Atual

Título

Artista