Torre de Controlo do Porto autoriza descolagem com viatura na pista
Torre de control do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto.FOTO : Hernani Pereira

A Torre de Controlo do Aeroporto do Porto autorizou a descolagem de um avião quando na pista ainda se encontrava uma viatura a realizar uma inspeção, admitindo tratar-se de “um equívoco”, que vai ser investigado como um “incidente grave”.

Segundo uma nota informativa (NI) do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) agora divulgada, às 20h35 de 27 de abril deste ano, “um operador e respetiva viatura ‘follow-me’ solicitou autorização ao controlador [aéreo] de serviço [CTA] na torre do Aeroporto do Porto para entrar na pista, por forma a efetuar a inspeção noturna prevista…”.

Pelas 20h46 – 11 minutos depois – estando duas aeronaves em preparativos para descolagem, o CTA “deu autorização para que um Boeing 737-400 [FDX4959]” se dirigisse para a pista 35, refere o GPIAAF, acrescentando que, “cerca de um minuto depois”, a tripulação da aeronave, que fazia um voo de carga para a FedEx e era operado pela ASL Airlines Belgium, “informou o CTA [de] que estava pronta para descolagem”.

“Em sequência, o CTA deu autorização ao FDX4959 para a descolagem da interceção da pista 35 com o caminho de circulação D. Nesse momento, o ‘follow-me’ ainda se encontrava na pista, mais precisamente na soleira da Pista 17, já em direção a sul”, refere a NI.