Vacinação começou em quatro agrupamentos de centros de saúde do Norte
Escrito por admin em Fevereiro 4, 2021
A segunda fase de vacinação contra a covid-19 começou hoje nos agrupamentos de centros de saúde (ACES) do Porto Oriental, Braga, Póvoa de Varzim/Vila do Conde e Vila Real, quatro dos sete locais identificados a Norte.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) admite que outros [ACES] arranquem também, mas para já está em fase de avaliação.
As vacinas são para pessoas com mais de 80 anos e pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas.
De acordo com informação do Ministério da Saúde fornecida à Lusa, a Norte estão identificados sete locais, designadamente Braga, Marão e Douro Norte, Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste.
A câmara da Póvoa de Varzim revelou que adaptou as instalações de uma antiga escola, para ponto de vacinação contra a covid-19 no concelho.
Segundo o presidente da Câmara, Aires Pereira, as instalações têm capacidade para atender 500 utentes por dia, dos concelhos da Póvoa e Vila do Conde.
Em Gondomar esta segunda fase de vacinação vai decorrer no pavilhão Multiusos, espaço cedido pela câmara, que também disponibiliza recursos humanos do município para a logística e limpeza do espaço.
De acordo com o presidente da Câmara, Marco Martins, neste concelho, nesta segunda fase de vacinação, serão abrangidas cerca de 13 mil pessoas, estimando-se a vacinação de cerca de 250 munícipes por dia, “número que pode subir para 500, assim que for terminada a fase de vacinação nos lares”.
Em Vila Nova de Gaia, como avançou na segunda-feira em reunião camarária o presidente Eduardo Vítor Rodrigues, o processo vai decorrer no Pavilhão das Pedras, equipamento localizado no centro do concelho e que envolve a Polícia Municipal e os bombeiros locais, estando disponíveis carros com motorista, para o transporte dos utentes.