Faixa Atual

Título

Artista

“Vacinas a distribuir no SNS vão ter um caráter universal e gratuito”

Escrito por em Dezembro 3, 2020

A ministra da Saúde, Marta Temido, voltou esta quinta-feira, 2 de dezembro, a assegurar que as vacinas para a covid-19 vão ser “distribuídas no Serviço Nacional de Saúde vão ter um caráter universal e gratuito”. Durante a apresentação do plano de vacinação para a covid-19, a ministra salientou ainda que as vacinas “vão ser administradas de acordo com as características do medicamento” e que a “disponibilização de vacinas vai precisar de ser acompanhada durante meses”.

Já ontem, Marta Temido tinha indicado que: “será obviamente uma vacinação gratuita, facultativa e a realizar no Serviço Nacional de Saúde”. Questionada sobre a hipótese de a vacina ser dada nos centros de saúde ou em grandes centros de vacinação menos descentralizados, Marta Temido disse apenas que seria através do SNS, apontando dois cenários possíveis. “Um primeiro momento em que haverá um contexto de maior escassez no acesso a vacinas e, portanto, também à semelhança daquilo que outros países têm estado a planear será um cenário mais controlado, mas depois admitimos que ao longo do ano de 2021 passemos para um cenário de maior abrangência com mais doses disponíveis e também maior expansão dos pontos de administração”, explicou esta quarta-feira.

“Num cenário extremo de final de ano é equacionável que haja uma distribuição muito mais descentralizada do que num momento inicial”, realçando também que o processo de vacinação será longo e que os portugueses não se poderão “afastar das regras” a que se têm habituado em tempo de pandemia.


Faixa Atual

Título

Artista