Mais de 340 mil pessoas já têm a vacinação completa

A vacina da covid-19 começa esta terça-feira a ser dada aos profissionais de mais 39 unidades hospitalares, além daqueles que a começaram a receber no domingo. Ao final da manhã de ontem, a ministra Marta Temido tinha já avançado que ficariam de fora desta nova etapa apenas “alguns hospitais especializados que não receberam doentes covid”.

A ministra revelou ainda que 14% (cerca de 9800) das 70 200 doses que chegaram ao país serão distribuídas pelos agrupamentos de centros de saúde para a vacinação também dos seus profissionais. Mas o número não foi divulgado.

No Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que inclui os hospitais de Amarante e Penafiel, este último um dos mais afetados pela segunda vaga da pandemia, foram entregues 600 doses (470 para Penafiel e 130 para Amarante). Para o Centro Hospitalar de Gaia/Espinho foram encaminhadas 1195 doses que serão dadas entre esta terça-feira e quarta-feira. No Hospital de Braga vão ser ministradas 660 vacinas também em dois dias.

De acordo com Marta Temido, no primeiro dia desta operação, a vacina da Pfizer-BioNTech foi dada a 4828 profissionais de saúde. Até esta segunda-feira, nenhum destes tinha reportado efeitos secundários relevantes, garantiu.