É notícia, hoje

Destaques para esta 5ª feira, 11 de Abril

– As trotinetes eléctricas já chegaram esta 4ª feira à Maia. Numa primeira fase em período de esclarecimento à população, a empresa autorizada, a Flash, já se encontra na cidade, nalguns pontos em redor do Parque Central da Maia. Alguns técnicos encontram-se na Maia a explicar à população como funciona a utilização de trotinetes.

A frota inclui dois modelos de trotinetes, que podem ser desbloqueadas pela aplicação ‘Flash trotinetes’ no telemóvel. Tem um custo de 1 euro ao qual acrescem 15 cêntimos por quilómetro. 

Para incentivar o correto estacionamento dos veículos, a Flash irá oferecer um desconto de 50% no desbloqueio da viagem, a todos os utilizadores que estacionarem nas mais de 30 zonas de estacionamento indicados pela Câmara Municipal e que também se encontram visíveis na aplicação móvel.

A Maia torna-se assim num dos primeiros concelhos do distrito do Porto onde estará disponível esta nova solução de mobilidade.   

Por seu lado, a Flash reforça o estatuto de operadora de trotinetes alargando as suas operações à Maia, depois de Lisboa, Faro e Coimbra. 

Já na 2ª feira, as forças de segurança reuniram na Câmara para delinear em conjunto as medidas de segurança a acompanhar o processo.

– O presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes, foi nomeado membro da Academia Pontifícia para a Vida. Trata-se de uma entidade que tem por missão aconselhar o Papa Francisco no que diz respeito aos valores da vida e do respeito pela dignidade humana, tendo em conta os desafios da Ciência e da Tecnologia. 

Rui Nunes refere que aceita esta tarefa “com espírito de missão e que os desafios com que as ciências biomédicas se confrontam atualmente à escala global implicam uma reflexão ética sem precedentes”.

– Esta e outras notícias também em Maia Primeira Mão