Festa da Campa do Preto anima Gemunde até 1 de junho
Escrito por Administrador em Maio 27, 2025
A edição de 2025 da Festa da Campa do Preto, também conhecida como Festa das Cerejas, decorre até ao dia 1 de Junho, em Gemunde, Maia. O programa começou no dia 23, aliando vertentes como música, tradição, cultura popular e atividades comunitárias.
Nos destaques do cartaz da festividade estão os espetáculos de Sons do Minho, Expresso 86 e Cláudia Nayara, mas constam ainda a atuação de grupos folclóricos, o desfile equestre e a famosa recriação da Lenda do Santo Preto, que remonta ao século XVIII.
A festa culmina com uma sessão de fogo de artifício na noite de encerramento.
O “Santo Preto” é um caso de canonização popular, em que o povo protegeu a devoção, contrariando a tendência da Igreja e do Estado Novo de esconderem esta festa por se tratar de um “santo” escravo.
Diz a história popular que este escravo salvou a vida de uma donzela de um proprietário de vastas terras de Guilhabreu (à época Terras da Maia), por volta de 1790, que a queria violar. Por vingança, o homem amarrou o preto a um cavalo e lançou-se a grande velocidade, arrastando o corpo do escravo pelo chão. O corpo do escravo foi-se desmembrando, até que a cabeça haveria de ser encontrada em Gemunde, onde foi sepultado.
É esta sepultura que ainda hoje simboliza esta devoção da população.
(Foto Rádio NoAr)