Cruz Vermelha Portuguesa celebra dia internacional com cinco mil voluntários ao serviço
O Dia Internacional do Voluntário foi instituído pelas Nações Unidas em 1985.
Mais de 5 mil voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa são responsáveis por mais de metade da ação humanitária da instituição.
Todos os dias, nas 159 estruturas locais, equipas de voluntários asseguram centenas de iniciativas de apoio direto às comunidades.
Para assinalar o Dia Internacional do Voluntário, a 5 de dezembro, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) presta homenagem às pessoas que, todos os dias, dedicam tempo e energia a ajudar a transformar as suas comunidades e a apoiar quem mais precisa. É também um apelo à mobilização de novos voluntários, reforçando a mensagem de que quando cada pessoa atua localmente, o impacto multiplica-se globalmente.
Atualmente, a CVP conta com cerca de 5 mil voluntários, de todas as idades e gerações, envolvidos em quatro áreas principais: Juventude, Emergência, Voluntariado Social e Voluntariado Geral.
A área mais representativa, a Emergência, tem 51% dos voluntários. Recebem formação técnica específica que lhes permite atuar em situações de socorro, transporte de doentes não urgentes, emergência pré-hospitalar, apoio médico-sanitário em eventos e integrar equipas de prevenção e resposta a desastres naturais que afetem as comunidades locais.
(Cruz Vermelha: foto de arquivo)