Faixa Atual

Título

Artista

Programa Saúde Sénior 60+ deve atingir 500 pessoas nesta edição

Escrito por em Novembro 5, 2019

A Câmara Municipal da Maia e 16 instituições públicas e solidárias do concelho assinaram, no dia 30, os protocolos de cooperação institucional Saúde Sénior 60+ para 2019/2020.

Com o objetivo de promover a saúde física, mental e bem-estar social, enquanto bens imprescindíveis a uma vida completa, saudável, ativa, socialmente integrada e feliz, o Programa Municipal Saúde Sénior 60+ vai já na sua 6ª edição.

O programa inclui um amplo leque de atividades, nomeadamente treino cognitivo, terapia com animais e, mais especificamente, com cavalos, primeiros socorros e risco de queda, gestão medicamentosa, a promoção da escovagem dos dentes ou um simulacro de evacuação.

Serão ainda protocoladas uma exposição de fotográfica, música para seniores, o desafio Pedómetro 60+, um workshop de culinária e um concurso Master Chef, à mesa dos 6 aos 60+ e brincar dos 6 aos 60+, bem como encontros intergeracionais e um city tour. O Programa Municipal Saúde Sénior 60+ inclui ainda artes plásticas, pintura em tela e arte com pasta de papel.

Ana Miguel Vieira de Carvalho, a vereadora do Desenvolvimento Social, explica que as atividades vão sendo adequadas aos “gostos dos utentes e às necessidades expressas pelas instituições”. Nesta edição estima-se que o programa atinja as 500 pessoas.

Seguindo um padrão de crescimento anual de duas novas instituições, a Câmara Municipal da Maia convidou o Centro Paroquial Nossa Senhora da Natividade, Pedrouços, e Centro de Dia de Barca da Santa Casa da Misericórdia da Maia a aderirem ao programa, que agora engloba um total de 16 instituições do concelho.

Assim, foram assinados no Salão Nobre dos Paços do Concelho protocolos com Centro Social e Paroquial de Águas Santas, Centro de Dia da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, Santa Casa da Misericórdia da Maia (7 respostas sociais: Lar Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, Casa de Milheirós, Centro Comunitário de Vila Nova da Telha, Centro de Dia de Avioso, Centro de Dia de Crestins, Centro de Dia de Silva Escura; Centro de Dia de Barca), Lar de Santo António – Associação das Obras Sociais S. Vicente de Paulo, O Amanhã da Criança – Associação de Solidariedade Social, ASMAN, Centro Social e Paroquial da Maia – Lar de Nazaré, Centro de Convívio de Vilar de Luz e Centro Paroquial Nossa Senhora da Natividade, Pedrouços.

Este projeto de cooperação social tem como parceiros científicos a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, o Instituto Universitário da Maia e a Universidade Fernando Pessoa.


Faixa Atual

Título

Artista