Faixa Atual

Título

Artista

Vacina da empresa Moderna contra a COVID-19 tem quase 95% de eficácia

Escrito por em Novembro 16, 2020

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou esta segunda-feira que a vacina que está a desenvolver contra a COVID-19 tem quase 95% de eficácia. Os resultados surgem uma semana depois da Pfizer aumentar a confiança global de que as vacinas podem ajudar a acabar com a pandemia, ao anunciar uma eficácia de 90% da sua vacina segundo estudos preliminares.

Ambas as empresas usaram uma abordagem altamente inovadora e experimental para desenvolver as suas vacinas. “É um grande dia”, comentou em declarações à BBC, Tal Zaks, diretor médico da Moderna, que refere que o laboratório pretende solicitar a aprovação do uso da vacina nas próximas semanas.

As duas vacinas – a da Pfizer e a da Moderna – usam o mesmo método: injetar parte do código genético do vírus para provocar uma resposta imunológica.

O ensaio da Moderna envolveu 30.000 pessoas nos Estados Unidos, com metade dos indivíduos a receber duas doses da vacina, com intervalo de quatro semanas. O restante grupo recebeu um placebo. A análise foi baseada nos primeiros 95 indivíduos a desenvolverem sintomas de COVID-19. Apenas cinco dos casos de doença ocorreram em pessoas que receberam a vacina, enquanto 90 foram diagnosticados em pessoas que receberam o tratamento placebo. A empresa afirma que a vacina tem uma eficácia estimada de 94,5% segundo dados recolhidos até ao momento.

Os dados também mostram que houve 11 casos graves de COVID-19 no ensaio, mas nenhum em pessoas imunizadas.

Não é, contudo, conhecida a duração da imunidade conferida pela vacina, já que os voluntários do ensaio ainda terão que ser acompanhados nas próximas semanas e meses para obter essa resposta.


Faixa Atual

Título

Artista